Pesquisar neste blogue

Fique por dentro

A Pimenta:

    Uma das principais características culturais das tribos indígenas que habitavam as terras brasileiras na época do descobrimento era o cultivo de pimentas. Após o descobrimento, as sementes e frutos de pimentas passaram a ser cada vez mais cultivados e disseminados entre vários povos e utilizados de diversas formas.
    A "capital nacional da pimenta", como é conhecido o município de Turuçu no Rio Grande do Sul, começou a cultivá-la no final do século XIX. Tal informação pode ser comprovada pelos depoimentos dos produtores da região, muitos deles já de idade elevada, tendo passado dos sessenta anos de idade, que relembram a cultura do cultivo, passada a eles por seus pais.
    Em Minas Gerais, é muito empregada a pimenta-biquinho, a Capsicum chinense, onde também há mais cultivo da variedade. É utilizada em molhos e temperos.
    A variedade dedo-de-moça (Capsicum baccatum), uma das mais cultivadas, é originária do Brasil.
    A Capsicum frutescens, popularmente conhecida como pimenta-malagueta, é originária da Amazônia e é cultivada sobretudo em Minas Gerais, Goiás e Bahia.

Curiosidade: A pimenta faz bem à saúde e seu consumo é benéfico para quem tem enxaqueca. A substância química que dá à pimenta o seu caráter ardido é a capsaicina, a qual também possui propriedades benéficas à saúde. Ela provoca a liberação de endorfinas, substâncias que provocam uma sensação de bem-estar. As substâncias picantes das pimentas melhoram a digestão, estimulando as secreções do estômago. Possuem efeito antiflatulência. Favorecem a cicatrização de feridas. Existem estudos que demonstram que a pimenta é um potente antioxidante (antienvelhecimento) e anti-inflamatório. A pimenta possui propriedades anticâncer.



   A Jabuticaba:
    
    É uma planta perenifólia, higrófila e que exige sol moderado a pleno.
    A árvore, de até 10 m de altura, tem tronco claro manchado, liso, com até 40 cm de diâmetro.
    As folhas, simples, tem até 7 cm de comprimento
    Floresce na primavera e verão, produzindo grande quantidade de frutos. As flores (e os frutos) crescem em aglomerados no tronco e ramos.
    Seus frutos pequenos, de casca negra e polpa branca aderida à única semente, são consumidos principalmente in natura, ou na forma de geléia, suco, licor, aguardente, vinho e vinagre.
    É uma das árvores frutíferas mais cultivadas, desde o Brasil colônia, em pomares domésticos.
    A dispersão dos frutos é feita pela fauna, incluindo aves. As sementes podem ser plantadas com a polpa, mas para armazená-las é necessário despolpá-las em água corrente e deixar secar à sombra.

Curiosidade: Estão presentes na polpa da jabuticada: ferro, fósforo, vitamina C e boas doses de niacina, uma vitamina do complexo B que facilita a digestão e ajuda a eliminar toxinas. Na casca escura existem teores de pectina e a peonidina, alé de um pigmento, antocianina, responsável pela coloração azul arroxeada da jaboticaba.


                                               Fonte: Enciclopédia online Wikipédia






Aromatah geléias e conservas é uma marca recente no ramo alimentício feita com ingredientes naturais, orgânicos e sem conservantes. As geléias de pimenta são uma ótima pedida para usar em refeições à base de carne suína ou bovina. Já a geléia de jabuticaba pode ser usadas em pães, torradas, biscoitos e afins. O mangoo chutney, uma espécie de geléia agridoce, feita de manga, tem origem judaica podendo ser utilizada em peixes e carnes.